Hoje em dia ter uma carteira de motorista pode ser fundamental para arrumarmos um emprego, por exemplo. Sabemos também que nem todos tem como arcar com os custos da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), pois é preciso que o interessado arque com os valores das aulas e de todo o tramite burocrático. Desta forma, o governo do Rio de Janeiro, juntamente com o Detran RJ, criou o programa CNH Social, que permite que os cidadãos de baixa renda tirem suas carteiras de habilitação de forma gratuita.

Quais documentos necessários para Inscrição no CNH Social RJ?

Visando evitar fraudes o Governo exige que o interessado na CNH Social comprove renda e faça parte de outros programas do Governo Federal, como o Bolsa Família, por exemplo. Desta forma o interessado deverá apresentar os seguintes documentos:

  • Documento com foto;
  • Comprovante de Residência;
  • Certidão de Casamento, declaração de união estável ou de divórcio.

O interessado deverá apresentar cópia e original dos documentos acima referidos.

Como fazer a inscrição no CNH Social RJ

Você deverá inicialmente procurar o Detran, ou Ciretran da sua cidade, no próprio site do Detran você obtêm informações sobre a inscrição. A inscrição inicial é feita no site do Detran.

Na tela de cadastro o candidato deverá preencher os campos com seus dados pessoais, residenciais, educacionais e atestar a veracidade das informações fornecidas e selecionar qual categoria de habilitação ele deseja tirar: A, B ou AB.

Caso seja aprovada a participação no programa o candidato deverá ir até um CFC (Centro de Formação de Condutores) para realizar sua inscrição no curso.

Lembramos que os aprovados ficam isentos de quaisquer taxas de inscrição e realização da CNH.

SEST SENAT e a CNH Social

O SEST (Serviço Social do Transporte) e o SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) firmaram uma parceria, assim podem oferecer oportunidades a pessoas de todo o Brasil para que façam sua inscrição na CNH Social RJ, podendo assim, inserir-se no mercado de trabalho exercendo a profissão de motorista.

Se você se enquadra nos requisitos exigidos e deseja tirar sua CNH Social, acesse o site do Detran ou compareça diretamente no orgão em sua cidade, para ter maiores informações e participar do processo, boa sorte.

Comente com o Facebook

Comentários em "CNH Social Rio de Janeiro, RJ, como funciona?"

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor.

Deixe um comentário

Clique em Curtir e receba as melhores matérias da web

Curta! Compartilhe! Espalhe!

Abrir!