Fazer um trabalho ou uma monografia não requer que façamos apenas pesquisas, precisamos saber como entregar os trabalho, devemos seguir as regras da ABNT para elaboração de páginas, conteúdos complementares, sumário e a bibliografia, hoje trazemos aqui um artigo ensinando um pouco mais como montar uma bibliografia ABNT, além disso, trazemos modelos para consulta.

Recentemente falamos um pouco mais sobre as Normas da ABNT, claro que neste artigo anterior não nos aprofundamos explicando como montar uma bibliografia, por isso fazemos agora assim você poderá focar apenas nesta parte do trabalho e conhecer as recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Depois de conhecer todas as normas fica muito fácil montar uma Bibliografia ABNT, por isso, muita atenção as explicações que daremos a seguir, observe que existem diferenças para cada tipo de material consultado.

Normas ABNT Bibliografia

Normas ABNT Bibliografia

Bibliografia ABNT

Uma bibliografia é um conjunto de informações que o autor utilizou como referências utilizadas em sua pesquisa. Desta forma é importante que o autor do trabalho guarde todas as informações sobre as consultas realizadas durante a elaboração do trabalho.

Na bibliografia ABNT devem ser informadas todas as fontes de consultas, sejam sites, livros, revistas, outros trabalhos ou artigos científicos, mas como dissemos é preciso cuidado na hora de organizar as informações pois cada tipo de publicação deve seguir uma estruturação.

Bibliografia ABNT de um livro

Se for utilizar uma referencia de um livro na sua bibliografia de acordo com as normas da ABNT você deverá informar os dados da obra, neste caso o nome do autor, o titulo, a edição, editora e o ano de publicação. No final você ainda deverá informar quais as páginas utilizadas na consulta, como no exemplo abaixo:

Rolemberg, Marcello. Universidade – Formação e Transformação. 1 ed. São Paulo: Edusp, 2005. p. 34-39.

Estrutura

Autor (com sobrenome e nome). Nome da Obra (deve ser em negrito). Edição. Estado de publicação. Editora, ano de lançamento. Página utilizada.

Bibliografia ABNT de Revistas

Podemos também em nossos trabalhos utilizar revistas como referência, a estruturação é bastante simples, veja o exemplo abaixo:

Saldanha, João. Uma obra Poética. São Paulo, Carta Capital, n. 54, p. 13, 11 de novembro de 2014.

Estrutura

Autor do texto. Titulo do texto (negrito), estado de publicação, editora ou nome da revista, edição, pátina e data de publicação.

Bibliografia ABNT com Monografia ou TCC

Utilizar outros trabalhos acadêmicos também é bastante comum na hora de realizarmos nossas pesquisas, essas referências também devem ser mencionadas como no exemplo abaixo:

Macedo, Paulo. Chocolates Talento, 2010. Trabalho de conclusão de curso (Comunicação Social) – Centro Universitário Unifieo, São Paulo 2010.

Estrutura

Autor (ou principal autor do trabalho). Título do Trabalho, ano de conclusão. Definição do trabalho – instituição de ensino, estado e ano de apresentação.

Bibliografia ABNT de Sites

Com a globalização é cada vez mais comum encontrarmos em trabalhos escolares ou acadêmicos referencias de sites da web, porém, muitos se atrapalham na hora de montar uma bibliografia com sites, veja abaixo nosso exemplo e não erre mais.

Macedo, Paulo. Bibliografia ABNT. Disponivel em <https://www.napu.com.br/bibliografia-abnt.html> Acessado em: 20 de outubro de 2015.

Estrutura

Autor do artigo. Título do Texto (em negrito). Endereço do site e data de acesso.

Seguindo estas dicas você conseguirá montar uma bibliografia ABNT sem maiores dificuldades, esperamos que obtenha sucesso no seu trabalho mas se tiver dúvidas ou sugestões utilize os comentários abaixo.

Comente com o Facebook

Comentários em "Bibliografia ABNT de livros, sites, revistas e artigos, Modelos Prontos"

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor.

Deixe um comentário

Clique em Curtir e receba as melhores matérias da web

Curta! Compartilhe! Espalhe!

Abrir!